Google confirma: e-mails das contas Gmail são lidos por terceiros

O Wall Street Journal chama de o “segredo sujo da tecnologia”. Na segunda-feira (2), o jornal norte-americano publicou um artigo no qual informa que cerca de 1,4 bilhão de utilizadores com conta no Gmail já tiveram seus emails lidos por terceiros.



No centro da polêmica está o depoimento de funcionários de empresas de aplicativos, explica o Diário de Notícias, que admitem ter lido “milhares” de mensagens, tanto enviadas como recebidas pelos utilizadores.

Isso acontece quando um determinado utilizador associa a sua conta a algum aplicativo, por exemplo, para planejar viagens ou comparar preços, e a empresa que faz a gestão do app passa a ter acesso aos e-mails, informação utilizada para desenvolver novos aplicativos ou softwares, tendo em conta as tendências e gostos das pessoas.

Alguns desses casos são a Edison Software, que analisou os e-mails para criar um novo software, e a empresa eDataSource Inc., que admite ter analisado as mensagens de correio eletrônico para melhorar seus algoritmos.